Últimas notícias:

A rara entrevista com Paula Wolf, a irmã mais nova de Adolf Hitler



Abaixo está uma transcrição da entrevista de 5 de junho de 1946 com Paula Hitler (Registros da Equipe do Exército (G2), Record Group 319 IRR XE575580). 

Relatório de Personalidade Berchtesgaden 5 de junho de 1946.

Agente: C - 1o

Caso: Sra. Paula Wolf, ou Paula Hitler, irmã do falecido Adolf Hitler (seu nome foi escrito Wolff na entrevista de 12 de julho de 1945)

Endereço: Alpenwirtschaft Vorderorand, Gemeinde Königsee (Kreis Berchtesgaden)

Particulars: Investigação ordenada pelo tenente Bronfen

Relatório: 1. Nascido Rauschergut, Gemeinde Fischelham, Kreis Lambach (Oberoesterreich) em 21 de novembro de 1896 (citado como 21 de janeiro de 1896 em sua lápide em Berchtesgaden )

2. Educação: Volksschule e Lyzeum Linz

3. Partido - filiação antes de 1933: nenhum

4. Partido - adesão durante o regime nazista: nenhum

5. Party - associação hoje: nenhum


6. Ontem, o abaixo-assinado visitou a sra. Paula Wolf na Alpenwirtschaft Vorderbrand e obteve as seguintes informações da Sra. Wolf sobre sua vida:


"Adotei meu nome Paula Wolf há muitos anos para evitar o interesse do público que não me foi bem recebido. Tenho um passaporte com o nome de Paula Wolf com a data de nascimento erroneamente registrada em 21 de novembro de 1896. Nasci 8 meses antes, até hoje não me interessava a correção da data do meu nascimento, além disso nunca foi necessário (em sua lápide, a data de nascimento é citada como 21 de janeiro de 1896).

Nasci no Rauschergut em Hafeld, Gemeinde Fischelham (Áustria), que pertencia ao meu pai, o alfandegário Alois Hitler. Era uma pequena propriedade de aproximadamente 50 Joch (o Joch, a palavra significa, "Jugo", era uma unidade de área de cerca de um Acre em tamanho e era derivada da quantidade de terra que um boi poderia arar em um dia). Meus pais venderam a fazenda, no entanto, quando eu tinha apenas 2 - 3 anos de idade, desde que meu pai não conseguia gerir a fazenda por causa de sua idade de quase 60 anos. Eu era a filha mais nova do segundo casamento do meu pai (há um erro aqui, pois ela era a filha mais nova do terceiro, e não o segundo casamento, sendo o primeiro sem filhos). Nós fomos 4 irmãos e irmãs. Do total de 8 filhos de meu pai fora de seu primeiro e segundo casamento (na verdade, o segundo e terceiro), 4 morreram jovens de doenças infantis. Meu irmão adotivo, Alois (ele era seu meio-irmão, não padrasto), que vive em Hamburgo até onde eu sei, era o mais velho, depois veio minha irmã Angela (outro erro, já que Angela era a meia-irmã de Paula. e completa-irmã de Alois) e finalmente meu irmão Adolf, nascido em 20 de abril de 1889 em Braunau. Eu gostei do meu irmão (Adolf) melhor de todos os meus irmãos e irmãs (novamente ela não diferencia entre metade e parentes) apesar da diferença de idade.

Nosso pai era Waldviertier (um nome dado a uma área pobre e aqueles que vivem lá) da Baixa Áustria. Ele foi freqüentemente transferido como oficial da alfândega, foi empregado em Passau, Braunau e Linz e até que finalmente se aposentou em Linz, com 58 anos. Provavelmente meu pai se casou pela segunda vez em Braunau. Minha mãe era 23 anos mais nova. Ela também veio de Waldviertel. Seus pais foram os agricultores Polzl em Spital perto de Weitra, onde minha mãe nasceu em 12 de agosto de 1860. Ela tinha seis irmãos e irmãs. Não me lembro de nada da primeira esposa do meu pai.

A vida de casado dos meus pais foi muito feliz, apesar de seus personagens muito diferentes. Meu pai, que era de grande dureza na educação de seus filhos e que só me mimava como animal de estimação da família, era o tipo absoluto do velho funcionário austríaco, conservador e leal ao imperador à pele. Minha mãe, no entanto, era uma pessoa muito suave e terna, o elemento compensatório entre o pai quase muito duro e as crianças muito animadas que talvez fossem um pouco difíceis de treinar. Se houve alguma briga ou diferença de opinião entre meus pais, sempre foi por causa das crianças.

Foi especialmente meu irmão Adolf, que desafiou meu pai a extrema dureza e que fazia ele se debater todos os dias. Ele era um pequeno patife, e todas as tentativas do nossopai de agredi-lo por sua grosseria e fazê-lo amar a profissão de um funcionário da fazenda foram em vão. Quantas vezes, por outro lado, minha mãe o acariciava e tentava obter com sua bondade, se o pai não tivesse sucesso com dureza!

Dos meus outros irmãos e irmãs, lembro-me especialmente da minha meia-irmã Angela como uma menina bonita. Ela também foi vigiada pelo meu pai com muita severidade. Ele examinou cada pretendente com a exigência estrita de que apenas um funcionário público tivesse permissão para se casar com ela. Realmente em 1903 ela se casou com o Revenue Officer Leo Raubal em Linz, que morreu muito jovem em 1910. Após sua morte, minha irmã com seus três filhos passou a viver em Linz por um curto período de tempo. Então ela foi para Viena. Mais tarde, ela se casou com o professor universitário Hammitzsch em Dresden. Eles não tiveram filhos. Visitei minha irmã em Dresden duas vezes, mas até hoje não recebi nenhuma notícia dela. Eu acho que ela encontrou um refúgio em algum lugar na Alta Áustria.

No início de janeiro de 1903, meu pai morreu de insuficiência cardíaca. Ele foi levado para casa morto de sua cerveja matinal. Quatro anos depois, em 21 de dezembro de 1907, cedo demais para mim e meu irmão Adolf, pois ambos gostávamos sinceramente de minha mãe, minha mãe também morreu. Ambos estão enterrados no adro da igreja de Leonding, perto de Linz. Durante esse período, minha mãe ficou gravemente doente e ficamos muito infelizes. Ajudando-me, meu irmão Adolf estragou minha mãe durante este período de sua vida com ternura transbordante. Ele era infatigável em seu cuidado por ela, queria obedecer a qualquer desejo que ela pudesse ter e fez tudo para demonstrar seu grande amor por ela. Seu último desejo foi realizado; ela foi enterrada ao lado do nosso pai. Nós a acompanhamos em seu último caminho de Linz para Leonding, onde ela foi enterrada em 23 de dezembro de 1907.

Dos últimos anos que vivemos juntos com a minha mãe, lembro-me especialmente da alegria do meu irmão e do seu extraordinário interesse pela história, geografia, arquitetura, pintura e música. Na escola ele era nada menos que um ótimo menino, nunca chegou em casa com maus relatórios escolares e advertências. Em casa, todos os dias, ele ficava sentado durante horas no belo piano de cauda Heitzmann, que minha mãe lhe dera. Esse extraordinário interesse pela música, especialmente por Wagner e Liszt, permaneceu com ele por toda a sua vida. Particularmente forte era mesmo naquele tempo seu interesse pelo teatro e especialmente pela ópera. Lembro-me que ele estava visitando a casa de ópera 13 vezes para ouvir "Die Gotterdammerung". Seu presente de Natal que recebia da nossa mãe sempre foi uma passagem para o teatro. Ele também estava obcecado por aquarelle (pintura em aquarela) já durante seus anos de escola, mas mais seriamente em Viena e depois em Munique. Muitas vezes ele costumava dar palestras sobre temas relativos à história e política para minha mãe e para mim de uma maneira retórica.

Alguns dias depois da morte de minha mãe, meu irmão mudou-se para Viena. Permaneci no nosso apartamento em Linz, onde a irmã da minha mãe cuidava da casa. Nas poucas cartas que recebi do meu irmão de Viena - nesse meio tempo eu me tornei aluno do Lyzeum - ele estava recomendando certos livros para mim e dando conselhos bem-intencionados. Lembro-me que ele me enviou uma vez o livro "Dom Quixote" de Viena, que - como ele queria dizer - eu particularmente gostaria. Naturalmente ele era o grande irmão para mim, mas submeti-me à sua autoridade apenas com resistência interior. Na verdade, éramos irmão e irmã, que brigavam com frequência, mas gostávamos um do outro e, no entanto, muitas vezes estragávamos o prazer de viver juntos. Uma última tentativa de minha tia em 1908 para persuadi-lo a assumir a carreira de um funcionário foi em vão. A partir desse momento ele deixou de escrever cartas para nós. Não ouvi falar dele durante anos, quando finalmente em 1921 o vi novamente em Viena. Nesse meio tempo, eu mesmo havia me mudado para Viena. Mas que ocorrências do tempo haviam entretanto passado sobre a Europa, a guerra e os anos após a guerra com seu sofrimento exorbitante! Só então fui informado pelo meu irmão que em 1913 ele havia se mudado de Viena para Munique. Tive a impressão de que ele foi bem sucedido. Ele me contou sobre suas maravilhosas aventuras de guerra - companheirismo, de sua lesão e sua cegueira no hospital de guerra Pasewalk. Naquela época, ele já era líder do NSDAP. Posso admitir que me lembro desse encontro com meu irmão sempre como um grande e feliz evento. Vivendo sozinho e em condições modestas em Viena, encontrei meu irmão que imaginei perdido durante a guerra, que mostrava seu amor por mim e me dava presentes, o que significava um luxo exorbitante para mim! Foram poucos dias felizes em que passamos juntos em Viena.

Por causa da separação, uma convivência próxima com meu irmão era impossível. Foi o mesmo conosco, como acontece com a maioria das famílias. Assim que os pais morrem, os filhos se afastam um do outro. Não eu, mas minha meia-irmã Angela manteve a casa do meu irmão na Casa Wachenfeld, que mais tarde se tornou o "Berghof".

Quando meu irmão se tornou mais e mais ativo e o nome "Hitler" era conhecido em Viena, eu tive dificuldades em tal extensão, que finalmente fui demitida de minha posição. Naquela época eu mudei meu nome para "Wolf". Fui a Munique e descrevi minha difícil posição de vida para meu irmão. Com total compreensão, assegurou-me que ele me forneceria no futuro. Ele fez isso até a sua morte e no início transferiu a soma de 250 Mk, mais tarde desde 1938 - a soma de 500 Mk para mim. Além disso recebi um presente de 3000 Mk todo o Natal.

Não apenas com meu irmão, mas também com minha meia-irmã, Angela, que conheci muito raramente, pois minha irmã morava em Dresden. Eu só vim para Berchtesgaden em momentos diferentes, convidada pelo meu irmão e raramente gastava mais do que 8 a 14 dias no Berghof. Estas foram uma das raras oportunidades para ver meu irmão naquele tempo.

Então eu pude testemunhar os anos de ascensão e poder do meu irmão apenas de longe. Eu gostava muito de Viena para deixá-la. Meu relacionamento com meu irmão permaneceu tão carinhoso quanto foi até sua morte, mas eu nunca fui muito ambiciosa e nunca apareci em festas oficiais. Eu costumava dizer em Viena que nunca me exibia, mas sempre fazia exatamente o contrário.

Já na minha juventude e também em anos posteriores eu costumava passar minhas férias em minha tia em Spital, o lar de minha mãe que eu gostava tanto por causa de sua beleza e suas magníficas florestas. Minha tia Theres Schmid sempre foi como uma mãe para mim desde que minha mãe havia morrido. Fiquei profundamente triste quando soube que minha prima Marie Koppensteiner foi extraviada com a família pelos russos. Quase perco a coragem de continuar vivendo depois de todo o desastre que experimentei.
Em 1941/42, comprei uma pequena casa em Weiten, no Wachau, com a ajuda do meu irmão. Era uma antiga casa de campo que eu havia mobilado de maneira simples e confortável. Eu fiz isso sem a ajuda de um arquiteto. Esta casa foi roubada e expropriada pelos russos. Eu ainda possuo um pequeno apartamento composto por dois quartos em Viena que é ocupado por americanos. Minha intenção de voltar a Viena dificilmente pode ser realizada no momento.

Eu estava na minha casa na Baixa Áustria, quando em meados de abril de 1945 fui buscada por dois homens da SS em um automóvel. Ambos declararam que tinham uma ordem para me chamar. Fiz os preparativos para a partida, empacotei tudo em baús, baús e caixas, que foram recolhidos por um caminhão no dia seguinte, e fui com uma pequena bagagem para Berchtesgaden. Toda a minha grande bagagem foi levada para o hotel Berchtesgadener Hof. Quando os americanos estavam prestes a entrar em Berchtesgaden, fui levado para o Dietrich - Eckardhutte, onde me permitiram permanecer até dezembro de 1945.

O natal de 1945 passei já em meus alojamentos atuais  no Alpenwirtschaft Worderbrand. A família do locatário Franz Beer, que mora lá desde 1921, está me tratando muito gentilmente. Eu gosto de estar aqui e tentar ajudar trabalhando na cozinha.

No momento, não tenho problemas pecuniários, já que eu poderia levar comigo cerca de 10.000 milhões de minhas economias. Eu depositei esse dinheiro no Bayerische Hypothoken und Wechselbank em Berchtesgaden. Mas, no momento, não ganho dinheiro nem possuo fortuna. Eu pretendo viver o maior tempo possível de minhas economias. Para o meu pequeno quarto e tábua eu pago 6 Mk por dia.

Infelizmente perdi toda a minha bagagem no Berchtesgadener Hof. Tudo o que eu possuo de roupas e linho estava na pequena mala que eu poderia trazer aqui.

Eu posso me livrar da minha conta bancária, se eu não for um membro do partido ou de qualquer organização do partido. A política do meu irmão, suas idéias e termos não eram motivo para eu entrar no Partido. Nunca foi o desejo do meu irmão. Mas se tivesse sido seu desejo, eu teria entrado no Partido para agradá-lo.

Não creio que meu irmão tenha ordenado o crime cometido contra inumeráveis ​​seres humanos nos campos de concentração ou que ele sequer soubesse desses crimes. Pode ser possível, no entanto, que os duros anos de sua juventude em Viena tenham causado sua atitude antijudaica. Ele estava morrendo de fome severamente em Viena e ele acreditava que seu fracasso na pintura era apenas devido ao fato de que o comércio de obras de arte estava nas mãos dos judeus.

Comentários finais do agente.

Se investigações posteriores comprovarem que as declarações da sra. Paula Wolf são verdadeiras, não pode haver dúvida em sua sinceridade, pelo menos no que diz respeito à descrição de sua própria vida e de seu relacionamento com o irmão. Indigno de crença, no entanto, é a declaração dela de que ela nunca soube nada sobre os inúmeros crimes que foram cometidos durante o governo de seu irmão e sob sua responsabilidade imediata, e que ela nunca foi informada desses crimes. Ela também insistiu no fato de que ela nunca notou sua ameaça de destruir os judeus na Europa e esmagar todos os seus inimigos em seus discursos que foram transferidos por rádio para todo o mundo e também para Viena! E que contraste com este Adolf Hitler que, de acordo com suas próprias declarações, estava radiante de bondade com o homem brutal que ele realmente era! As táticas de não ter conhecimento de tudo o que aconteceu durante 12 anos de terror nazista são muito bem conhecidas e incapazes de convencer até mesmo um homem sem preconceitos.

Esta mulher não nega, pelo menos, o fato de que gostava muito de seu irmão, cuja morte, a propósito, não duvida. A semelhança com o irmão na aparência, aparência e fisionomia é marcante e intensifica quanto mais tempo está em sua presença. Depois de responder às minhas perguntas de forma dilatada no começo, ela mais tarde falou livremente e com crescente confiança. Havia um certo encanto em sua modéstia e sua maneira simples de falar. Os arredores, o terraço da Alpenwirtschaft com a sua vista única sobre a terra de Berchtesgaden causaram uma forte impressão no agente. Mas esta mulher não deve ser autorizada a se tornar a protetora da montanha na qual a sola de seu irmão está apenas adormecida para ressuscitar para uma nova vida e para novos crimes contra a natureza humana. Os repórteres que desejam notícias sensacionais não devem escalar a montanha para cabear no mundo, com histórias encantadoras, o Hitler - Mito que inevitavelmente surgirá. 

Nenhum comentário